Traduzindo este termo significa Empreiteiros Militares Privados – são empresas de pequeno ou grande porte encarregadas de prestar serviços de segurança ao Departamento de Defesa seja na complementação de forças armadas oficiais ou no seu treinamento para determinadas tarefas como também na prestação de serviços de segurança a trabalhadores ou executivos de grandes empresas que atuam em áreas de risco. Somente em 2011 o DOD americano gastou 500 bilhões de dólares com as PMC (Private Military Company) ou PMF (Private Military Firm). Óbviamente os elementos que trabalham nestas empresas são ex-militares que se destacaram de grupos táticos especiais das forças armadas, cujo nível de treinamento e organização é superior ao da média dos militares na ativa. O termo serve também para diferenciar dos chamados “mercenários”, já que os PMC’s atuam vinculados aos interesses comerciais de uma ou mais empresas exclusivamente. Os PMC’s podem ser vistos em diversos filmes de ação (Guerra ao Terror é um deles) e vídeos na internet
atuando em ações táticas de combate e podem ser identificados pela sua indumentária diferenciada dos militares engajados e pelo equipamento que normalmente utilizam (que pode ser uma combinação de diversos tipos de armamentos de várias origens).
Para o praticante de airsoft, a equipagem dos PMC’s é uma boa alternativa aos que detêm poucos recursos e precisam se ater ao básico.
Este time de airsoft canadense exemplifica bem o formato PMC para o combate:
Bom, essa imagem foi feita em Kabul – Afeganistão e são PMC de verdade: