Federação Amazonense de Airsoft promove evento em Rio Preto da Eva
Posted by : Unknown quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Federação Amazonense de Airsoft promove evento em Rio Preto da Eva

Expoente da modalidade no Brasil, Luiz Rider, participa do ‘combate’ no próximo domingo. Antes, no sábado, ele ministra palestra em Manaus

Legalizado no Brasil desde 2010, o Airsoft, esporte de simulação de combates militar ou policial que utiliza réplicas de armas de fogo, busca se firmar no Amazonas. Tanto que possui uma federação (Feamad) e, no próximo domingo, realizará em Rio Preto da Eva (cidade a 70 quilômetros de Manaus) um evento chamado de “Operação Napalm”.
Para atrair novos adeptos e divulgar a modalidade na região a Federação Amazonense traz para a capital o precursor da modalidade no Brasil, o operador Luiz Rider, que ministrará uma palestra, no sábado. 








No Airsoft, pontas das armas estão sempre em destaque, em laranja (Foto: Alexandre Sheidt/Arquivo Pessoal)
De acordo com o presidente da federação, Rangel Jovino Oliveira, é importante não confundir o Airsoft como Paintball. No caso do primeiro, as munições são esferas de seis milímetros de diâmetro de PVC, e, no outro caso, são balas de tinta.
 - O Airsoft ao contrário do Paintball não marca o operador, ou seja, o operador que foi atingido não tem seu fardamento manchado de tinta ou qualquer outro tipo de corante. A diferença principal é que no Airsoft o operador se autodeclara “morto”, tendo como base os pilares do Airsoft que são a honra e amizade – esclareceu.
Esporte regularizado 
De acordo com o presidente da federação, o Airsoft é uma modalidade de esporte de tiro legalizado e regulamentado praticado em diversos países. Os praticantes do esporte usam um armamento que por fora tem a aparência de uma arma de fogo, mas que são apenas armas de pressão sem ‘poder de fogo’, tendo a principal e característica obrigatória a ponta laranja ou vermelha que indica que o armamento é usado para pratica esportiva sem letalidade aos praticantes. 
A portaria que libera o uso de AEG’s sigla em inglês que significa Automatic Eletric Guns – em português Armas Elétricas Automáticas - é a Portaria 002/2010 do Ministério da Defesa, sendo necessário para a aquisição deste somente ser maior de 18 anos.
Para praticar o esporte no Amazonas a Feamad institui outras regras. Uma delas é a apresentação do histórico de antecedentes criminais que, segundo Rangel, é obrigatória. Além disso, a Federação exige a documentação e cópia da Nota Fiscal do armamento.
 O Amazonas possui hoje seis equipes de Airsoft sendo elas a COTAM, FETAM, DFAT, MERCENÁRIOS, BLACK OPS e SAS.  
O evento
O evento será dividido em duas etapas, a primeira é o Cocktail – palestra - no sábado, no Fiorentina, localizado no Centro de Manaus, com início às 19h.  A segunda etapa do evento será no domingo com a simulação do combate. 
A inscrição custa R$ 100,00 e dá direito de participar dos dois eventos. A Federação levará os participantes em um ônibus com saída às 6h30, ao lado do Sambódromo.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Bem vindo ao Blog do Airsoft

Postagens Populares

Cadastre-se Aqui

Blog do Airsoft. Tecnologia do Blogger.

Translate

- Copyright © Blog do Airsoft -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -