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segunda-feira, 17 de novembro de 2014
ESTRATÉGIAS GERAIS DE COMANDO
ESTRATÉGIAS GERAIS DE COMANDO
Visando o bom cumprimento das missões propostas durante o BIG GAME, é necessário que os elementos nomeados como “Generais” dos times, tenham um cronograma de comando, de forma a prover com eficiência qualquer volume de informação e estratégia aos elementos de cada equipe.
Para tanto, é vital que se estabeleça uma linha hierárquica simples e objetiva, sendo composta de:
General (01 elemento)
Capitães (02 ou 03 elementos)
Combatentes (demais elementos da equipe)
Capitães (02 ou 03 elementos)
Combatentes (demais elementos da equipe)
O General deve permanecer prioritariamente
em seu QG ou nas áreas próximas à ele, tendo então que organizar, ordenar, e distribuir as funções à seu comando, através de Briefings práticos, rápidos e racionais, aos Team Leaders de sua equipe.
em seu QG ou nas áreas próximas à ele, tendo então que organizar, ordenar, e distribuir as funções à seu comando, através de Briefings práticos, rápidos e racionais, aos Team Leaders de sua equipe.
A EQUIPE (Time) deverá ser dividida em:
COMANDO: Formado pelo General.
ESQUADRÕES DE ASSALTO: Compostos por um mínimo de 05 elementos, sendo nomeados pelas letras do alfabeto fonético (Alpha, Bravo, Charlie…), e formadas por um mínimo de 05 elementos cada, com 04 (ou mais) combatentes e 01 Capitão (Team Leader), que deverão se esmerar em executar as missões que lhes forem encarregadas pelo General.
GUARDA DE ELITE: Composto por 02 à 04 elementos, devem se encarregar pela segurança do General e da integridade do Quartel General.
Observação: Caso o número de combatentes da Equipe seja inferior à 20 elementos, divide-se o pessoal disponível em pelo menos 01 Comando, 02 Esquadrões de Assalto, 01 Guarda de Elite (nesse caso, composto por um número restrito de Agentes de Segurança/ 01 ou 02).
LINHAS BÁSICAS DE ESTRATÉGIA
Independente do teor das missões, algumas estratégias básicas deverão ser observadas, para a boa execução de qualquer um dos diversos objetivos propostos.
Assim sendo, temos:
01 – MOVIMENTAÇÃO COMPACTA
Cada esquadrão deverá se mover de forma compactada onde a maioria dos elementos (senão todos), terão sempre contato áudio-visual entre si e com o Capitão. Esse tipo de formação possibilita a equipe uma reação rápida e concentrada contra qualquer foco de risco, e oferece ao Team Leader condições de organizar de maneira mais eficiente sua tropa. Para tanto, cabe ao Capitão permanecer na retaguarda da formação ditando seus ordenamentos conforme a necessidade.
À saber:
AVANÇAR: Esta ordem indica a toda tropa que ela deve mover-se à frente, de acordo com a direção indicada pelo Team Leader, se observando a compactação, cobertura e o rastreamento de seus setores. Nesse caso, sempre que 01 avançar, deverá ser coberto por pelo menos mais um elemento.
BATEDOR À FRENTE: Esta ordem indica que um ou dois elementos escolhidos pelo Team Leader avancem à frente, de acordo com a direção indicada, com a função de rastrear o território à vanguarda, de forma a prover o Esquadrão com Informações e ou para assegurar que o percurso é ou não seguro para o avanço do resto da tropa.
O Batedor deve ser cauteloso e não se expor demasiadamente. Assim que identificarem algum risco para a tropa, ou localizarem algum objetivo importante, devem retornar ao encontro de seu team leader e relatar o que foi visto, ou qualquer outra informação de cunho relevante (no caso de dois batedores, um permanece no local e o outro retorna).
O Batedor deve ser cauteloso e não se expor demasiadamente. Assim que identificarem algum risco para a tropa, ou localizarem algum objetivo importante, devem retornar ao encontro de seu team leader e relatar o que foi visto, ou qualquer outra informação de cunho relevante (no caso de dois batedores, um permanece no local e o outro retorna).
Importante: A tropa deverá começar seu deslocamento, seguindo o batedor a uma distância segura, de forma a poder reagir com rapidez na ocorrência de qualquer contingência. Cabe ao Team-Leader determinar o ritmo e a escala de progressão.
ESTABELECER PERÍMETRO: Esta ordem indica que a tropa deve estacionar no local que se encontra e se espalhar em forma de semi-círculo, voltados para a área de crise indicada pelo Team-Leader. Todos os elementos devem procurar abrigos e se separarem de forma a cobrir o maior volume de área possível, se mantendo atentos e alertas a qualquer aproximação hostil ou movimentação inimiga!
EVADIR: Esta ordem direta e incisiva tem o propósito de remover a tropa de uma Zona-de-Morte. Da mesma forma que na manobra de Avanço, a Evasão deve ser liderada em bloco compacto, com o continuo contato áudio-visual de todos os elementos do esquadrão.
Se possível, a Evasão deverá ser feita ao moldes do SAS/SEAL com a sobreposição de postos, escalonado pela progressiva cobertura fogo.
Se possível, a Evasão deverá ser feita ao moldes do SAS/SEAL com a sobreposição de postos, escalonado pela progressiva cobertura fogo.
02 – LINHA DE AÇÃO
Cada Esquadrão será incumbido de uma tarefa, podendo até serem escalados dois ou mais esquadrões numa mesma tarefa. De forma geral, cabe ao Team-Leader de cada esquadrão definir a melhor forma de abordar seu objetivo, traçando-se uma Linha de Ação.
A Linha de Ação começa com o Team-Leader tendo conhecimento de seu(s) objetivo(s), e à partir daí, elenca-se alguns pontos chaves:
A Linha de Ação começa com o Team-Leader tendo conhecimento de seu(s) objetivo(s), e à partir daí, elenca-se alguns pontos chaves:
DESTINO: Local para onde o Esquadrão deve se mover.
FUNÇÃO: O que o esquadrão deverá fazer (objetivo da missão)
DESLOCAMENTO: Por onde e de que forma o esquadrão deverá se mover para atingir seu destino.
TEMPO DISPONÍVEL: Qual o tempo que o esquadrão terá para se deslocar até o destino e cumprir sua Função.
RECURSOS: Quantos homens, armas, munição e recursos extras estarão disponíveis para o Esquadrão.
LIMITE DE AÇÃO: Até onde o esquadrão deve agir para conseguir cumprir sua função, e quando deve se
FUNÇÃO: O que o esquadrão deverá fazer (objetivo da missão)
DESLOCAMENTO: Por onde e de que forma o esquadrão deverá se mover para atingir seu destino.
TEMPO DISPONÍVEL: Qual o tempo que o esquadrão terá para se deslocar até o destino e cumprir sua Função.
RECURSOS: Quantos homens, armas, munição e recursos extras estarão disponíveis para o Esquadrão.
LIMITE DE AÇÃO: Até onde o esquadrão deve agir para conseguir cumprir sua função, e quando deve se
Com todos estes pontos sabidos e planejados, parte-se para a execução da missão!
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