INSTRUÇÃO - CQB
Posted by : Unknown segunda-feira, 17 de novembro de 2014

 INSTRUÇÃO - CQB

É importante observar que os times táticos sempre devem atuar em pronta condção de combate. Assim, durante um assalto tático, necessariamente os marcadores devem sempre estar destravados e em pronto emprego. Desssa forma, é importante atentar, ja que se trata de equipe em alinhamento e proximidade, para duas regras báscias em entradas táticas:

Dedo sempre fora do gatilho. Qualquer que seja o mecanismo de projeçaõ (ate marcadores) só ocorrem disparos se o jogador/atirador pressionar

a tecla do gatilho. Evita-se assim desperdicio de munição/bolas, aumenta-se a segurança, pois se trata de equipe alinhada, e reduz acidentes táticos, pois um diparo antecipado, ainda que nao fira seu companheiro, poderia alertar aos adversários acerca da presença do grupo oponente às proximidades;


                                          TEAM STACK (time tático)

1. A movimentação envolvida na condução do time tático é muito importante. Esse é o momento em que o grupo está mais vulnerável. Por isso, é necessário o completo silencio e segurança em torno do grupo.

2. O primeiro operativo do grupo deverá manter seu marcador em posição de alerta.

3. O segundo operativo do grupo, em silencio, se posiciona atrás do primeiro operativo até o ponto onde eles se encostam mas não se empurram. O segundo operativo deverá manter seu marcador na posição apoiada no ombro, com sua mão de apoio (ou mão fraca) fica apoiada no ombro do primeiro operativo. Esse contato permanece até que seja dado o sinal de prontidão. O segundo operativo mantem seu olhar por cima do ombro do primeiro operativo para garantir que ninguem comprometa o grupo. O segredo do grupo é estar agrupado e utilizar o timming adequado para se mover pelo ponto de entrada como uma unidade única.

4. O terceiro, quarto operativo, etc., deverão se posicionar da mesma maneira que o segundo operativo.

Nota: 
A. Se o primeiro operativo estiver na posição de tiro de mão direita, o resto to grupo deverá espelhar a posição dele e permanecer na mesma posição.

B. Em uma time tático, o Líder do grupo deve estar em uma posição para melhor controlar o grupo. O assistente do Líder do grupo deve estar na ultima posição da fileira.

Sinal de prontidão


No monento que o último operativo se agrupa ao time tático, ele passa adianta um firme aperto no ombro do operativo a frente dele. Quando o próximo operativo estiver pronto ele fará o mesmo, esse procedimento seguirá até que o primeiro operativo receba o aperto no ombro. Para que que o operativo atrás dele saiba que ele está pronto, ele movimentara a cabeça para cima e para baixo. Esse movimento será repetido para trás até que o líder do time o receba. Assim que ele o recebe, o time tático está pronto para fazer a entrada tática.



Nota: Assim que um operativo passa o sinal de prontidão, ele retoma o controle de seu marcador primário.



                                          Contagem do Líder do time

Após a prontidão do time tático estar confirmada, o Líder do time iniciará a ação do time tático com uma contagem regressiva. Os operadores terão, cada um, sua função específica durante a contagem baseado em suas posições. Essas funções irão se alterar dependendo se uma granada de tinta será usada ou não na entrada.O líder do time pode interromper a qualquer momento a contagem se existir qualquer problema com a granada ou arrombamento (quando utilizados).


A contagem é feita como abaixo:




"Cinco": 




"Quatro": 




"três": Ativação da granada (quando utilizada)




"Dois": Porta é arrombada (quando utilizada)




"Um": O time não deve ouvir isso




“Execute, Execute, Execute”: O time tático executa a entrada tatica.


                                          Entrando em um ambiente confinado

Ao entrar em um ambiente confinado existem 5 passos que devem ser seguidos em ordem para dominar com sucesso esse ambiente. Eles são:



1. Limpar a entrada. Isso é feito por uma checagem visual, procurando por obstaculos ou armadilhas. Quando a entrada tática for iniciada o operativo precisa ultrapassar a entrada do ambiente.




2. Limpar a área imediatamente posterior a entrada. Isso é feito ao entrar no ambiente, se um ocupante, ou perigo ou obstaculo está no caminho de sua posição dominante, este precisa ser removido. 




3. Limpar os cantos. Assim que entrar no ambiente, sua prioridade, com um ou dois homens, deverá ser limpar os cantos da sala.









4. Faça a varredura do seu perímetro de tiro. Enquanto procura estabelecer uma boa posição dominante, Voce deve varrer seu perímetro de tiro a partir de 2 metros do operarivo mais avançado no ambiente.


5. Estabelecer uma posição dominante. Qualquer posição dominante deve estar fora do túnel fatal (entrada do ambiente confinado) e pelo menos a 60cm da parede. 


Nota: O Túnel Fatal de Tiro é um cone imagionário que começa no centro da entrada do ambiente confinado e se estende de 60cm a 1m para os dois lados da entrada. Esse é o ponto em que um ocupante atiraria se uma entrada fosse feita no ambiente. Isso é ainda mais provavel se a sala estiver escura e a entrada iluminada pela lanterna tática do operativo.






 Técnica do Muzzle Laser: Em qualquer operação tática, seja ela em treinamento ou combate real, jamais um operador deve apontar a arma para o parceiro, nem que seja num breve instante de movimentação!
Para evitar tal mal, elaborou-se a Técnica do Muzzle Laser, que nada mais é do que o treino e adestramento no uso de Armamento e movimentão tática, simulando que na ponta do cano de cada arma existe um poderoso feixe de Laser, capaz de seccionar alguém em seu caminho.
Com isso, cada operante, ao lembrar que tem um laser poderoso na ponta (fictício) sempre abaixará o cano da arma ao cruzar com qualquer um parceiro à sua frente, mesmo que seja o parceiro que lhe cruze a frente em meio a operação!

É um trabalho de puro adestramento e consciência que visa diminuir a incidência de fogo-amigo!

Ordem de Entrada: É sempre preferível que o time de assalto entre no cômodo do mesmo lado das dobradiças da porta, porque eles terão a própria porta à princípio como escudo de proteção (senão fisico, visual). Justamente por isso, o primeiro elemento sempre entrará na direção oposta à dobradiça, sendo que o segundo homem, fará a cobertura do ângulo da porta, inclusive sobre o que está atrás dela (elemento muito negligenciado em centenas de vídeos de invasão tática lançados no Youtube - Observem isso!).
- Os elementos 01 e 02 são responsáveis pela cobertura de seus respectivos setores, iniciando um escaneamento (busca) do canto para o centro... sendo que os elementos 03 e 04 são responsáveis pela cobertura mais avançada, uma vez que terão sua retaguarda guardada pelos elementos 01 e 02!

Identificação de Elemento Hostil: Depois da entrada tática, cada elemento entra no cômodo com a única intenção de identificar elementos hostis e neutraliza-los no menor tempos hábil possível!
Desta feita, em qualquer momento, assim que um elemento hostil é identificado, o Operante da frente deve partir imediatamente ao enquadramento do hostil - mesmo que este não esteja em seu quadrante de responsabilidade - e o Operante de trás, cobre também imediatamente o setor que o primeiro operante não pode rastrear por estar ocupado na tarefa de enquadramento!
Isso quer dizer que... sempre que alguém entra no cômodo... independente da sua direção, o operante de trás deve automáticamente cobrir a direção oposta!
A entrada tática é algo dinâmico e está passivel de alterações à qualquer momento, justamente pelo fator adversidade. Por isso cada time tático deve treinar intensamente variadas situações, para estar apta e enfrentar estas adversidades e ainda cumprir de forma satisfatória sua missão!

Velocidade: Em entradas táticas, ninguém corre... o passo e firme e contínuo, mas não corrido.
Isso acontece porque quando se entra, precisa-se de firmeza para o enquadramento dos hostis, e em corrida, a chance de sucesso é consideravemente reduzida, além de ampliar-se as possibilidade de quedas com o albarroamento de móveis e estruturas.

obs.: Só mais uma coisa: Em paintball, ações de CQB deste tipo só são possíveis com a redução do contingente dentro dos cômodos (uma fração de pelos menos 1/3 em relação ao time de invasão).
Isso acontece porque não há condições de se promover a Ação Furtiva, nem o elemento surpresa... da mesma forma, que não há como tomar partido de armas não letais como Flashbangs e Gás Lacrimogéneo, o que diminui drasticamente as chances de sucesso do time de invasão, que deverá entrar num cômodo por uma única passagem (maioria das vezes) e encontrar seus oponentes barricados e só esperando que os alvos pipoquem na sua frente!

Nesse caso, podem ser usadas granadas de tintas ou até mesmo técnicas de entrada c/ lanternas táticas, com o objetivo de desorientar os oponentes.

Alguns vídeos sobre o assuntos:








Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Bem vindo ao Blog do Airsoft

Postagens Populares

Cadastre-se Aqui

Blog do Airsoft. Tecnologia do Blogger.

Translate

- Copyright © Blog do Airsoft -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -