Jordânia compra artilharia de saturação para deter terroristas do Estado Islâmico
Posted by : Unknown terça-feira, 17 de março de 2015

Jordânia compra artilharia de saturação para deter terroristas do Estado Islâmico


O Governo da Jordânia solicitou à administração Barack Obama uma autorização para adquirir, à empresa Lockheed Martin Missile and Fire Control, de Dallas, no Texas, 72 veículos do sistema de Lançadores Múltiplos de Foguetes Guiados M31 (M31 Unitary Guided Multiple Launch Rocket Systems, ou GMLRS).
Cada viatura transporta um contêiner com 6 bôcas, que disparam os foguetes a distâncias superiores a 70km. O alcance exato é informação classificada, mas uma indiscrição cometida recentemente por fonte do Exército alemão permitiu saber que os foguetes cobrem trajetórias de até 90km demonstrando boa acuracidade.
O equipamento se destina a reforçar a artilharia de saturação jordaniana, que já opera uma bateria pelo sistema de foguetes de alta mobilidade (montado sobre viaturas) HMARS, também compatível com o GMLRS. O armamento a ser importado pelos jordanianos da Lockheed Martin será integrado à força-tarefa de 14.000 homens designada por Amã para dar caça aos terroristas do Estado Islâmico na Síria e no Iraque.
O M31 é um foguete capaz de operar com qualquer tempo, dotado de uma espoleta multimodo e de uma ogiva de 90 kg (200 libras) de alto explosivo.
Ele foi concebido para ser lançado dentro de perímetros urbanos ou montanhosos, mas seu potencial de produzir danos colaterais indesejáveis é considerado baixo. O vetor se desloca guiado por um sistema de navegação inercial assistido por GPS, e, durante o voo, abre pequenos canards (aletas) no nariz que melhoram sua estabilidade e, consequentemente, a precisão até o alvo.
Interoperabilidade - Mais de 2.100 desses foguetes já foram disparados, desde 2006, pelo Exército americano, pelos Marines e por tropas do Reino Unido nas chamadas Operações de Contingência Transoceânicas (Overseas Contingency Operations).
O pedido encaminhado a Washington inclui equipamentos de apoio ao disparo, sobressalentes, documentação técnica e treinamento para os operadores, o que eleva o preço da compra a 192 milhões de dólares.
As negociações sobre o equipamento tiveram início depois que o Rei da Jordânia visitou a capital americana, em fevereiro, e requisitou a colaboração da indústria americana para reposicionar a artilharia do seu exército em um patamar operacional mais eficaz.
O GMLRS garantirá às Reais Forças Armadas da Jordânia uma capacidade em termos de artilharia de precisão de longa distância, que permitirá a intensificação da interoperabilidade entre tropas americanas e jordanianas. Mas não é só isso.
O novo equipamento também permitirá a defesa de instalações vitais da infraestrutura montada pelo governo de Amã em seu território, que estejam, eventualmente, sob ameaça do Estado Islâmico.



Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Bem vindo ao Blog do Airsoft

Postagens Populares

Cadastre-se Aqui

Blog do Airsoft. Tecnologia do Blogger.

Translate

- Copyright © Blog do Airsoft -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -